Blog

Como a Bioinformática reduz custos e acelera descobertas científicas

A bioinformática combina biologia, ciência da computação e estatística, impactando significativamente a pesquisa científica ao simplificar a análise de grandes conjuntos de dados. Essa abordagem permite identificar padrões e insights rapidamente, especialmente em áreas como genômica e proteômica, impulsionando descobertas em diagnósticos e terapias. Além disso, o uso de bancos de dados e ferramentas biológicas facilita o acesso a informações valiosas, acelerando a inovação. Com a crescente demanda por soluções de saúde eficientes e sustentáveis, as empresas que adotam a bioinformática ganham uma vantagem competitiva.

Bioinformática

Como a Protos Pode Transformar sua Pesquisa com Bioinformática?

A Dra. Tatiane, bióloga evolutiva, precisava analisar genomas de borboletas Monarca para estudar sua migração e resistência a toxinas. Ao encontrar a Protos, ela viu a oportunidade de superar os desafios com serviços especializados em bioinformática, acelerando suas descobertas científicas.

Bioinformática e meio ambiente

A bioinformática usa técnicas computacionais para gerenciar dados biológicos, facilitando a modificação genética e a inovação em setores como medicina, agricultura e meio ambiente.

Como controlar a qualidade da sua cerveja?

A cerveja, como qualquer alimento a ser consumido, precisa de fiscalização. Principalmente, pois ela contém leveduras, um ser vivo, que podem alterar a qualidade do produto. Por isso, é necessário realizar esse controle por meio de análises laboratoriais. Você sabe quais são esses procedimentos e como realizá-los?

Conheça os tipos mais populares de cerveja

Que a cerveja é uma bebida alcoólica devido a fermentação de bactérias, muitas pessoas já sabem, mas agora, você sabe os principais tipos de cerveja e como eles são produzidos? Venha conhecer!

Dry Hopping: o que é e para que serve?

É sempre incrível quando você abre uma cerveja artesanal, a despeja em um copo e, antes mesmo que você a leve ao rosto para saboreá-la, aquele aroma cheiroso ativa seu olfato e percorre todo o seu corpo. O que será que é responsável por isso?

biopython: Conheça esta ferramenta

Conhecendo as linguagens de programação como quem é fluente em um idioma ou dialeto, os profissionais técnicos ou especialistas nas ciências da computação abstraem a realidade de maneira minuciosa, a interpretam em formato de código e delegam funcionalidades específicas para uma máquina, com a finalidade de realizar uma tarefa relacionada com a sua abstração da realidade. A função mais básica da computação é justamente essa: a resolução de problemas. E com isso, surgiu o Biopython.

o que é lúpulo?

A cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais antigas e, atualmente, uma das bebidas mais consumidas no mundo. Aqueles que a apreciam provavelmente já escutaram que os principais ingredientes para sua produção são água, malte, lúpulo e leveduras. Sendo uma bebida fermentada, o malte entra como a principal fonte de carboidratos que podem ser convertidos em álcool pelas leveduras. Mas e o lúpulo? O que ele é exatamente e o que agrega para cerveja? Falaremos sobre isso a seguir!

Hidromel: A Bebida dos Deuses

Você já ouviu falar do hidromel? Conhece a fundo essa bebida? Leia este texto e saiba mais sobre a famosa bebida dos deuses e o novo minicurso da Protos!

Exemplos de cervejas

Otimização da produção de cerveja

A otimização da produção de cerveja está relacionada com as leveduras, que podem ser reutilizadas para gerar um maior custo benefício a partir de análises de vitalidade, viabilidade e contaminantes.

Exemplos de fermentados: cerveja, queijo e pão

Como funciona o processo de Fermentação?

A fermentação alcoólica ocorre quando alguns microorganismos, chamados de leveduras, fazem a conversão de açúcares como a glicose, frutose e sacarose, produzindo álcool etílico e gás carbônico (CO2). Entre as leveduras se destaca a Saccharomyces cerevisiae,  o famoso “fungo da cerveja”, utilizado na fabricação de cachaça, vinho, cerveja, hidromel e outras bebidas alcoólicas.