Passos da produção da cerveja artesanal

O processo para a elaboração de uma cerveja artesanal possui muitas etapas porque todas são essenciais para produzir uma boa bebida. Nesse blog iremos te mostrar como realizar a produção base de todos os tipos de cerveja.

Matéria Prima e Estilo da cerveja

Primeiro, você deve ter conhecimento sobre as matérias primas da cerveja, que são o lúpulo, malte e leveduras e água. O próximo passo é definir o estilo de sua bebida fermentada. Os parâmetros, que definem a cerveja, são basicamente as estimativas de densidade inicial e final, teor alcoólico, cor e amargo, constituindo o projeto da cerveja.

Etapas para produção de cerveja

Etapas do Processo Cervejeiro
Fonte: Núcleo do Conhecimento

Moagem dos Grãos

A fim de possibilitar a rápida extração e conversão dos componentes do malte, deve-se moer os grãos de malte cuidadosamente para que apenas a casca dos grãos quebre e assim facilitar a extração de amido e das proteínas presentes no malte obtendo-se uma farinha grosseira. A moagem é feita com moinhos de rolo manuais ou automatizados com motor.

Brassagem

Nessa etapa, a farinha obtida é misturada com água quente e levada para cozinhar. Ela é deixada em repouso por 2 à 4 horas, entre 75°C a 80°C com verificações rotineiras de pH nesse período. A temperatura nesse processo é responsável por fazer com que as enzimas do malte sejam ativadas e o amido vai se transformar em açúcar, responsável por ativar as leveduras. Processo que pode demorar de 1 à 1 hora e meia.

Filtração do mosto

A filtragem do mosto é necessária para retirar todos os componentes insolúveis presentes na mistura por 3 horas. No processo de filtração, as cascas dos grãos funcionam como filtro, fazendo com que as partículas em suspensão fiquem retidas nelas. O mosto é filtrado e o resto pode ser utilizado para alimentar gado.

Ebulição do mosto

Após o processo de filtragem, o lúpulo é adicionado ao mosto, o que dá o amargor da cerveja, e a mistura é submetida ao processo de ebulição por duas horas, para que ocorra a esterilização e a liberação de componentes voláteis indesejáveis. O que sobrou do bagaço é lavado e os açúcares e proteínas que contém na água são colocados na mistura novamente.

Resfriamento

No processo de resfriamento, o mosto é submetido a temperaturas entre 8°C a 9°C para que o fermento possa ser inoculado.

Fermentação

Nessa etapa, o mosto lupulado tem a levedura adicionada, favorecendo a formação dos açúcares em álcool, éster, fenóis, compostos de aroma e sabor e gás carbônico. A fermentação pode ocorrer em tanques de variados tipos e deve ser feita em ambiente sem oxigênio. Por fim, o fermento é decantado e recolhido. Essa é a etapa mais lenta, levando geralmente 7 dias, e cervejas de baixa fermentação, como a Lager, podem levar mais tempo.

Maturação e filtração

A cerveja é filtrada novamente para retirada de resquícios da levedura e outros componentes que possam estar presentes. Depois, ela é levemente aquecida para eliminação de componentes voláteis. Para a maturação, é feito o condicionamento, isto é, o envelhecimento da cerveja. Dependendo do tipo, o tempo de maturação pode levar de semanas a anos. Deve-se mudar o recipiente da cerveja para cessar o contato com levedura morta e evitar sabores indesejados que possam ser prejudiciais à saúde.

Estabilização

Após o segundo aquecimento, a cerveja também é submetida a um segundo resfriamento, mas em temperatura em torno de 0 ºC e 2 ºC, para que ocorra melhor fixação das propriedades da cerveja.

Clarificação

Depois de estabilizada, a cerveja é filtrada uma última vez, para a eliminação de qualquer partícula restante em suspensão. Depois, ela é armazenada em tanques.

Enchimento

Essa é a última etapa da produção e nela a cerveja será envasada, podendo ser em latas, garrafas ou outros recipientes para consumo. 

Para consumo, essas são as etapas essenciais para a produção de qualquer cerveja. Se quiser conhecer mais sobre a produção de cerveja, acesse nosso blog. Ademais, se quiser aprimorar seu serviço que envolva a fermentação de sua bebida, a empresa Protos Jr. Biotec oferece serviços de otimização de bioprocessos e análise de água.

Deseja conferir mais conteúdos sobre o mundo cervejeiro e otimização de bioprocessos da cerveja? Clique aqui e confira já em nosso blog!

referências: