Entrevista Com Maurício Gorayeb, Fundador Da Tribos Brewpub

A Protos Biotec Jr. está sempre em contato com cervejarias, para pesquisas de conhecimento ou suporte dos nossos serviços, assim, recentemente, conhecemos a Tribos Brewpub, a primeira empresa Brew Pub de Londrina – PR. Tal conceito, traduzido para o português, tem como proposta um ambiente na qual a cerveja é produzida e consumida no mesmo local, ou seja, um estabelecimento em que são vendidas as próprias cervejas. Nessa lógica, após conhecer um pouquinho sobre a empresa, convidamos Maurício para uma breve entrevista para entendermos sobre a empresa e sua história e, também, sobre os processos por trás da confecção das cervejas. 

Como tudo começou

Uma cerveja artesanal e seus componentes
Fonte: Nação Cervejeira

Entrevistador: “Sabemos que sua relação com a cerveja começou no meio acadêmico, dessa forma gostaríamos de saber como se deu esse processo, qual curso fez e qual foi toda a história até a criação da cervejaria.”

Maurício: “Bom, eu fiz engenharia de produção na Universidade Estadual de Maringá e, junto com uns amigos da engenharia química, participei de um concurso dentro da faculdade em que o objetivo era a formulação de uma cerveja artesanal e essa foi minha primeira experiência trabalhando com cerveja. Nossa cerveja foi escolhida como a melhor dentro das engenharias químicas e um pouco depois disso comecei um estágio na Cervejaria Cathedral de Maringá, onde garanti minha efetivação e trabalhei durante cinco anos. Vendo que o meio cervejeiro tem uma força muito grande hoje, eu decidi sair para novos projetos, mas ainda pensando se deveria ir para uma cervejaria de grande porte ou se arriscaria abrir meu próprio negócio. Então, em uma conversa com um amigo que esteve naquele primeiro projeto do concurso, decidimos abrir o Brewpub aqui na cidade de Londrina e agora estamos nutrindo ele.”

Produção de uma Cerveja

Processo de produção de uma cerveja artesanal
Fonte: BeerNerd

Entrevistador: “Como funciona todo o processo para a formação da cerveja?”

Maurício: “Aqui na Brewpub nós temos uma produção micro. Hoje, eu trabalho com três tanques de 500L e minha cozinha é de 250L, e sempre trabalhamos com algumas variedades de cervejas nossas para conseguirmos o melhor resultado dentro desse estilo de produção. Tanto a elaboração das receitas quanto a aplicação do processo, eu também tenho uma boa leva de participação.”

A Importância da Reutilização de Leveduras

Levedura
Fonte: Cerveja Artesanal

Entrevistador: “Sabemos, também, que você reutiliza levedura e gostaríamos que você nos explicasse a importância do processo.”

Maurício: “A minha produção, no caso, as cervejas que eu faço, o meu público vai saber que são minhas porque, atualmente, com o Brewpub, estamos em um processo de educação do público. Estamos apresentando cervejas novas para que, possam sair das cervejas excessivamente consumidas e baratas, para uma cerveja de maior qualidade e de sabores e aromas novos. Então, tem a importância econômica, que eu acho que é a principal na reutilização de levedura, já que sabemos o quanto a levedura e o fermento são uma matéria prima cara e, se conseguirmos diluir esse custo dentro das produções, melhor é. Vendo por outro lado, no caso da qualidade da cerveja, por experiência própria, eu vejo que uma segunda geração de uma levedura tem um melhor desenvolvimento para a fermentação de uma cerveja com uma OG (gravidade inicial) um pouco mais elevada.” 

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre a otimização de bioprocessos? Acompanhe a Protos nas redes sociais e conheça os conteúdos no assunto!