Otimização da produção de cerveja

Exemplos de cervejas

Por que otimizar a produção da Cerveja?

O processo de produção de qualquer bebida fermentada não é simples. Ele exige diversos materiais e equipamentos especializados para esse fim, além da manipulação de microrganismos vivos, as leveduras, extremamente sensíveis às condições do meio, e com funcionamento complexo. Assim, é muito importante manter esses organismos saudáveis, na sua capacidade máxima de produção, além de manter uma cultura com uma boa quantidade de células.

Caso as leveduras não estejam em seu estado ótimo, o processo todo será prejudicado, já que a produção da bebida será diminuída, e será necessário uma maior quantidade desses organismos para produzir a mesma quantidade de cerveja que leveduras saudáveis produziriam.

Além disso, contaminações por bactérias ou leveduras selvagens podem interferir no metabolismo do fermento, causando off-flavours (sabores indesejáveis na bebida), e até mesmo estragando completamente a cerveja. Desse modo, fica clara a grande importância de ter um ambiente limpo e saudável para as leveduras em uma cervejaria, garantindo uma alta eficiência no processo, e diminuindo as perdas por contaminações. A otimização da produção de cerveja é justamente isso, identificar quais etapas do seu processo cervejeiro podem ser melhoradas e realizar essa melhora, economizando gastos com remediações, e aumentando a produtividade do seu negócio.

Quais são as principais maneiras de otimização?

As leveduras são sem dúvidas o fator mais importante na produção de cerveja, e o fato de estarmos tratando de seres vivos impõe uma série de variáveis no seu desempenho, já que seu metabolismo e saúde podem variar de cepa para cepa, além de serem muito afetados pelas condições do ambiente (como temperatura, pressão, oxigenação e pH). Assim, pela grande variação existente no desempenho das leveduras, e seu protagonismo no processo cervejeiro, elas são o principal alvo de otimização.

Para isso podem ser feitas diversas análises para checar o estado de suas leveduras, como análises de vitalidade, que medem seu metabolismo, e análises de viabilidade, que medem a quantidade de células vivas dentro da sua cultura. Além disso, existem análises de contaminantes, que mostram se algum cômodo ou lugar específico (como fermentador, mesas, paredes) estão contaminados, e qual o tipo de contaminantes.

Análises laboratoriais de viabilidade, vitalidade e contaminantes presentes no serviço de Otimização de Bioprocessos da Protos

Por fim, outra maneira muito eficaz de otimizar a sua produção de cerveja  é a reutilização de microrganismos. Esse método consiste em retirar parte das leveduras que estão realizando a fermentação, e cultivá-las novamente, para que seja possível propagá-las e utilizá-las novamente em um novo processo de fermentação. Isso dispensa a compra de novas cepas de leveduras, culminado em uma grande economia de gastos, além de promover uma maior constância na sua cerveja, já que as leveduras serão sempre da mesma cepa.

Como a Protos pode ajudar seu processo cervejeiro?

O serviço de otimização de bioprocessos da Protos possui grande foco na produção de cerveja, de modo que temos conhecimento de análises de viabilidade, vitalidade, contaminantes, e de metodologias de reutilização. Assim, podemos ajudar sua cervejaria a implementar esses métodos e análises e aumentar a eficiência de produção.

Mas como fazemos isso? Após uma conversa com o cervejeiro, nós criamos um Protocolo de Operações Padrão (POP) sobre os processos que serão implementados. Um POP nada mais é do que um passo a passo explicando os procedimentos e como realizá-los.

Além disso, damos capacitações ensinando como aplicar os procedimentos descritos no documento, de modo que não é necessário ter experiência prévia com análises laboratoriais para implementar essas otimizações.

Membros aplicando capacitação sobre vitalidade e viabilidade de leveduras

Falando em laboratório, junto das análises, o POP mostra como montar seu próprio laboratório, com todos os materiais e equipamentos necessários para realizar as análises. Desse modo, a Protos oferece um serviço completo e personalizado para você aumentar a eficiência e diminuir os gastos da sua cervejaria!

Autor: Arthur Escudeiro