Conheça os tipos mais populares de cerveja

Que a cerveja é uma bebida alcoólica devido a fermentação de bactérias, muitas pessoas já sabem, mas agora, você sabe os principais tipos de cerveja e como eles são produzidos? Venha conhecer abaixo!

Antes de tudo, é necessário informar que existe um modo  básico sobre como a maioria das cervejas são produzidas hoje em dia.  A produção começa com o mosto, uma mistura formada por água, malte (cevada, trigo, etc) e lúpulo – se quiser conhecer mais sobre o lúpulo, confira esse outro artigo no blog!

A Lambic é considerada a “mãe das cervejas”, e não é por menos, ela é a cerveja mais antiga da terra, em seus primórdios, ela não era feita com controle de temperatura. O mosto, era colocado em contato com a água e o ambiente se encarregava de inocular agentes bacterianos para que a fermentação ocorresse e gerasse a bebida. A cerveja tem um alto nível de acidez, que se sobrepõe ao amargor do lúpulo e do dulçor do malte, e a presença de aromas e sabores agressivos e selvagens.

Cerveja Lager. Fonte: Fui ser Viajante

A Lager é um tipo de cerveja e é conhecida como a cerveja do brasileiro. Ela foi inventada no século 14, porém se tornou popular no século 19. A fermentação desse tipo de cerveja é feita pela levedura Saccharomyces pastorianus, que  é um híbrido de Saccharomyces bayanus e a Saccharomyces cerevisiae. A fermentação dela ocorre em temperaturas baixas que ficam entre 5°C – 14°, por conta disso, sua fermentação pode demorar até 8 semanas para ficar pronta. Esse fermento precipita no fundo do tanque de fermentação logo no início do processo por causa das baixas temperaturas. As cervejas produzidas nesse processo são mais neutras, leves, menos aromatizadas e com boa formação de espuma.

A Ale é um tipo de cerveja produzida a partir de cevada maltada usando uma levedura que trabalha melhor em temperaturas mais elevadas. A levedura em questão é a Saccharomyces cerevisiae que é utilizada entre 15°C e 25°C, elas sobem à superfície durante o processo de fermentação e quando isso acontece, pequenos flocos são formados. Por conta das altas temperaturas, essa cerveja tem um maior nível de éster, que muitos consideram uma característica única da cerveja. A fermentação com esse tipo de levedura acontece mais rápido, levando poucos dias ou semanas para terminar e produzindo bebidas mais alcoólicas, densas e escura e além disso, também produzem aromas frutados.

Cerveja Ale. Fonte: Cervejaria Leopoldina

A cerveja Bock é uma criação alemã, especificamente de Einbeck, criada no século 13. A cidade na época era especialista em produzir ale escuras e, no século 16, o Duque Wilhelm V decidiu produzir sua própria cerveja utilizando a ale como base. Sua primeira comercialização ocorreu no século 17, e se tornou uma cerveja conhecida por ser escura, adocicada, levemente lupulada e com coloração que pode variar do cobre claro ao castanho. Isso se deve porque a Bock é um tipo de cerveja de baixa fermentação, ou seja, o fermento tende a descer para o fundo do tanque durante o processo.Seu aroma é maltado e possui um sabor com grande presença de caramelo. Essa cerveja tem um teor alcoólico maior quando comparada às Lagers, e além disso, ela possui variações como Maibock, Doppelbocks e Eisbock.

Cerveja Bock. Fonte: Academia Artesanal

Por fim, a Pilsen, que é facilmente confundida com cervejas douradas e com espuma branca, sendo o seu diferencial o aroma, sabor e amargor de lúpulo acentuado. Foi criada na cidade de Pilsen, atual República Checa, com base na cerveja Lager, porém com uma coloração mais clara. Ela se tornou muito popular na Europa quando foi comercializada em 1842, existe a German Pilsner que tem o lúpulo mais forte e é uma versão mais amarga, a versão america, American Pilsner, que é mais leve pois foi criada durante o fim da lei seca no EUA e a segunda guerra mundial, e por conta de existir insuficiência de insumos, fez os produtores inserir milho e arroz para a fermentação.

Deseja conferir mais conteúdos sobre o mundo cervejeiro e otimização de bioprocessos da cerveja? Clique aqui e confira já em nosso blog!

Referências: