Como controlar a qualidade da sua cerveja?

A cerveja, como qualquer alimento a ser consumido, precisa de fiscalização. Principalmente, pois ela contém leveduras, um ser vivo, que podem alterar a qualidade do produto. Por isso, é necessário realizar esse controle por meio de análises laboratoriais. Você sabe quais são esses procedimentos e como realizá-los?

Análises Laboratoriais

Laboratório de uma cervejaria, realizando suas análises.
Análise Laboratoriais. Fonte: Cervesia

Para controlar a qualidade da cerveja, é importante fazer as análises de vitalidade, viabilidade e de contaminantes, principalmente para quem reutiliza as leveduras, para observar se a saúde do fermento permanece constante. Por isso, esses testes são essenciais para você conhecer a saúde do seu fermento, pois isso irá influenciar diretamente na qualidade do seu produto. 

Além disso, a fermentação da cerveja é feita pelas leveduras. Com isso, a alta qualidade desse processo é diretamente proporcional com o número de leveduras viáveis e com o teor alcoólico produzido.

As análises laboratoriais necessárias para controlar a qualidade da sua cerveja são:

  • análise de vitalidade: calcula a capacidade metabólica das células da levedura;
  • análise de viabilidade: é a contagem de células vivas da levedura;
  • análise de contaminantes: é a observação de bactérias e/ou fermento selvagem nas leveduras.

Materiais Necessários

Além de saber quais são os procedimentos para controlar a qualidade da cerveja, é necessário o uso de um laboratório. Por isso, existem equipamentos laboratoriais que são essenciais para fazer essas análises. Alguns desses instrumentos são:

  • PHmetro: medidor de pH para verificar a vitalidade das leveduras;
  • microscópio: é utilizado para contar as células na análise de viabilidade;
  • autoclave: esteriliza materiais por meio do calor úmido sob pressão, evitando contaminações.
Laboratório Cervejeiro. Fonte: Laboratório de Cerveja

Todas essas análises e o orçamento laboratorial são oferecidos pela Protos Biotec Jr., além de outros serviços de otimização de bioprocessos, assegurando grande qualidade do produto e satisfação por parte dos clientes.

Deseja conferir mais conteúdos sobre o mundo cervejeiro e otimização de bioprocessos da cerveja? Clique aqui e confira já em nosso blog!

Referências: