Avanços na Análise de água

Antes de tudo, vamos te dar um breve resumo do que é a análise de água para você que entrou nesse mundo agora! A água é fonte essencial para a vida do ser humano e, por isso, é considerado o elemento mais importante e crítico para a manutenção do corpo humano. Essencial em todos os aspectos dos integrantes de uma sociedade, é necessário que a água esteja em sua melhor qualidade, visada pelo Ministério da Saúde, para que seja utilizada sem causar agravantes ao consumidor final. 

Nessa conjuntura, a análise de água veio, então, como um instrumento mediador da garantia à segurança do usuário a partir do desenvolvimento de um plano de purificação e consequente identificação de poluentes ambientais. Assim, realizada laboratorialmente, tal procedimento assegura uma boa qualidade e potabilidade da água, seja ela para o consumo direto ou indireto, transformando-se, assim, em um processo de extrema importância. 

avanços na análise de água

É fato que, atualmente, os tipos de análise de água existentes são as análises física, química e microbiológica, no entanto, uma vez que este recurso natural está cada vez mais escasso, novas soluções para o melhor uso, reaproveitamento e valorização desta tiveram que ser criadas antes que um futuro desastroso viesse pela frente. À frente de todas essas possíveis futuras problemáticas, a Water Vision 2030 foi escrita com o intuito de abordar sobre a necessidade de inovações tecnológicas em relação à água. 

Seguindo tal lógica, a premiação Water Innovation foi pensada como uma maneira não só de incentivo às pequenas e médias empresas sobre a importância do tópico, mas também na chance destes de fazer parte da mudança do futuro do nosso planeta! Deste modo, o evento é responsável por compilar diversas perspectivas, insights e opiniões de especialistas no assunto do mundo todo, oferecendo as últimas atualizações e tendências a respeito das novas tecnologias e inovações. Por isso, somente as soluções mais inovadoras são premiadas! 

Posto a relevância do assunto, a seguir citaremos as inovações que receberam o prêmio para você ficar atualizado e até quem sabe utilizar no seu próprio negócio!

água digital

Contemplando a primeira das categorias premiadas pela Innovation Awards, os programas criados desse grupo dizem respeito a todo um conceito em que, em um mundo completamente conectado através das tecnologias, informações da viabilidade, uso e qualidade da água são atualizadas em tempo real em todas as partes do mundo. Assim, uma rede global de sensores inteligentes sobre o sistema aquático é construída.

  • Deltares Nitrate App

Designado especificamente para celulares, o aplicativo Nitrate escaneia e mede os níveis de nitrato, dispondo os resultados imediatamente e, caso seja da escolha do usuário, compartilha-os em um banco de dados online. Logo, além da possibilidade de fazer a própria análise, o usuário consegue desfrutar de todo um histórico de resultados mundialmente dispostos.

De
A Delta Data Viewer é a plataforma online de dados de base responsável por agrupar todos os resultados compartilhados pelo aplicativo Nitrate. 
Fonte: Deltares
  • GoAigua

Pioneira na digitalização da água direcionada às indústrias, a GoAigua é uma empresa comprometida a ajudar organizações e outras empresas em suas respectivas digitalizações através de dicas personalizadas e soluções tecnológicas. 

Governança da água

A governança da água engloba todo o sistema político, social, econômico e administrativo que influencia o uso e gestão hidráulica. Resumidamente, concerne em quem, como e quando a água será recebida e quem tem o seu direito.

  • Augas de Galicia

Tendo em vista a governança hidráulica, a Augas de Galicia, por meio do projeto INNOVAUGAS, visa navegar em direção a uma administração integrada dos recursos hídricos de Galiza, Espanha. Assim, trata da proteção e equilíbrio dos ecossistemas e recursos naturais em paralelo com o bem-estar econômico e social sendo, este, muito importante para a região, levando em conta os efeitos esperados da mudança climática.

Water Services Corporation

Vê em Malta um exemplo a ser seguido, uma vez que o país consegue manter a excelência e sustentabilidade no fornecimento de água potável e descarte residual seguro, enquanto protege a saúde dos seus moradores e o meio ambiente do local.

Tecnologia e Infraestrutura da Água

Ainda em Water Vision 2030, é citado que, para a preservação e impedimento de uma futura catástrofe hidráulica, é essencial que a sociedade transicione para um modelo chamado de Water-Smart Society em que, de maneira geral, a água e todo seu valor é reconhecido e respeitado, evitando a sua poluição e escassez. Logo, de acordo com o livro, este caminho começaria, primeiramente, por novas tecnologias inovadoras e uma infraestrutura hidráulica completamente renovada. 

  • Industrie de Nora

Utiliza o ozônio no tratamento do lodo proveniente do resíduo biológico secundário do tratamento da água, eliminando o excesso de lodo, além de melhorar a qualidade dos efluentes e reduzir a concentração de micropoluentes.

  • BIOAZUL

Responsável por criar o sistema RichWater que, fornecendo água recuperada rica em nutrientes, destina-a para a agricultura de modo a contribuir na sustentabilidade dos sistemas agrícolas.

Desafios Globais

Os desafios globais da água finaliza as categorias da premiação com uma proposta básica da utilização da água: acesso universal seguro da água. 

  • WeCo

Os banheiros públicos WeCo consomem apenas 350 litros de água por ano, considerando o uso diário 100 vezes. Tal proeza só é possível com o tratamento local da água residual da descarga, por meio biológico e eletroquímico que mata as bactérias e clareia a água.

  • Hydraloop

É um sistema de reciclagem que economiza água através da reciclagem de até 85% da água doméstica, sem precisar de filtros, membranas ou químicos.

Impactos dos Avanços da Análise de Água

A transição para uma Water-Smart Society seria o primeiro dos passos dos impactos das tecnologias sustentáveis e não-poluentes da água. Assim, é verdade que mercadorias, aplicativos e empresas inovadoras são de extrema importância para o futuro da população e que premiações como a Innovation Awards impulsionam a mudança e propagam a realidade do assunto. A análise de água, nesse sentido, se faz essencial para a manutenção da natureza segura da água que está sendo utilizada e a Protos, compreendendo a elevada necessidade do quesito, traz no serviço de Análise de Água, não só a confiança do tratamento de alta qualidade, mas também a certeza de que o produto está sendo manuseado do modo mais adequado possível.

Nosso Serviço De Análise De Água

Visando a qualidade de seu produto e aprimoramento de seu serviço, nós, a Protos Jr. oferecemos serviços de análise de água e realizamos esse procedimento em nosso laboratório. Entre em contato e agende sua análise!

Deseja conferir mais conteúdos sobre a análise de água? Clique aqui e confira já em nosso blog!

Referências: