A análise de água e a sua importância foi um assunto já explicado anteriormente em nosso textos do blog (Vistoria de Análise de Água, Avanços na Análise de Água) porém, algo ainda não comentado concerne ao aprofundamento do quais são essas análises que tanto falamos. É isso que vamos te ensinar hoje!
Testes regularmente precedidos são essenciais na monitoração de quaisquer alterações na qualidade da água. Nesse sentido, são dois os tipos de análise existentes, a físico-química e a microbiológica, ambas com suas diferenças características que vão determinar o processo de verificação de um bom tratamento do recurso natural.
análise físico-química
Esse tipo de análise é feito com o objetivo de entender a composição química e os padrões físicos encontrados em uma amostra determinada. Através do estudo do aspecto físico e químico, é possível definir caso há alterações na água, fazendo-se necessária, nesse contexto, ser realizada em todos os processos de uma fabricação de produtos, sendo eles direcionados ao consumo ou não. Assim, é imprescindível a obrigatoriedade dessa análise em diversos setores, de forma a seguir todos os procedimentos indicados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e, deste modo, ter a água em sua máxima segurança para ser utilizada.
A análise física, à vista disso, diz respeito às propriedades detectadas pelos sentidos, tais como: cor, turbidez, sólidos totais e dissolvidos, odor e sabor. Já a questão química, por outro lado, tem por objetivo determinar a qualidade da água, calculando as quantidades de substâncias minerais e orgânicas presentes. É por isso que, para a análise química, é sucedida a observação do pH, dureza, metais e produtos químicos tóxicos.
análise microbiológica
Considerada a mais importante entre as duas análises, esta tem por função a identificação de microrganismos patogênicos. Uma investigação da presença ou não de coliformes fecais e totais pode encontrar bactérias, vírus e parasitas que, causando doenças, indicam uma contaminação por esgoto, por exemplo. Em um ciclo, o consumo da água contaminada somada ao seu uso na preparação de alimentos podem resultar em novos casos de infecção, crescendo exponencialmente uma vez que não seja devidamente cuidada.
Logo, a Portaria de Potabilidade (nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde) determina que seja verificada na água direcionada ao consumo humano a ausência de coliformes totais e Escherichia coli, assim como a contagem de bactérias heterotróficas. Seguindo tal lógica, a água corretamente tratada está proibida de conter microrganismos maléficos ao ser vivo, de modo que não seja possível detectar nenhuma presença de coliformes em uma amostra de 100 mL.
serviço de análise de água
Gostou do conteúdo e entendeu um pouquinho mais de como funcionam as análises de água? Nós da Protos Biotec Jr. compreendemos a importância desse recurso natural em todos os aspectos da sociedade e oferecemos um serviço de Análise de Água com os benefícios que somente uma empresa júnior pode oferecer. Venha nos conhecer!
Deseja conferir mais conteúdos sobre a análise de água? Clique aqui e confira já em nosso blog!
referências:
- https://alfakit.com.br/blog/analises-fisico-quimica-e-microbiologica-da-agua-entenda-a-diferenca/
- https://www.gmo-online.com.br/analise-fisico-quimica-da-agua#:~:text=A%20an%C3%A1lise%20f%C3%ADsico%20qu%C3%ADmica%20da%20%C3%A1gua%20%C3%A9%20assim%20denominada%20pois,avalia%20outros%20crit%C3%A9rios%20tamb%C3%A9m%20importantes
- https://www.hidrolabor.com.br/analise-fisico-quimica-da-agua
- https://cstqjr.com.br/o-que-e-analise-fisico-quimica/#:~:text=A%20an%C3%A1lise%20f%C3%ADsico%2Dqu%C3%ADmica%20consiste,e%20qu%C3%ADmicas%20de%20um%20produto