Análises de leveduras: viabilidade, vitalidade e contaminantes

Uso de leveduras, fermentação alcoólica e análises laboratoriais

As leveduras são fungos, em sua maioria unicelulares, que podem ser cultivados em ambientes laboratoriais e industriais para serem utilizados em processos de fermentação, como é o caso da produção da cerveja, vinho e até do hidromel. Neste processo biológico, açúcares como a glicose, frutose e sacarose são convertidos em energia celular, produzindo etanol e dióxido de carbono como resíduos desta reação.

Entretanto, quando pensamos em fermentar e armazenar leveduras, é necessário levar em consideração a quantidade de células presente na cultura e a saúde das mesmas. Para isso, tais características devem ser expostas através do processo de análise de viabilidade e vitalidade da levedura, além de análise de presença de contaminantes, garantindo que o processo de fermentação seja realizado com alta qualidade.

Figura 2.  Adição de leveduras em uma recipiente
Fonte: Sogrape Vinhos

O que é a análise de viabilidade, vitalidade e contaminantes? 

Análise de Viabilidade

A viabilidade é a porcentagem de células vivas em uma cultura e, para essa contagem ser realizada, a amostra passa por um processo de análise onde a quantidade de células em relação a todas estas corresponde a viabilidade da cultura. Se uma cultura tiver 70% de viabilidade ou mais, a mesma poderá ser reutilizada.

Análise de Vitalidade

Já a vitalidade é calculada analisando as células que apresentam capacidade metabólica, Assim, quanto maior a quantidade de células com esta capacidade, mais eficaz será o processo de fermentação e mais saudável será a cultura.

Análise de Contaminantes

Por fim, a análise de contaminante é necessária para garantir que o fermento não contenha quantidades significativas de bactérias e/ou fermento selvagem. Verificar se há presença de contaminantes nas leveduras é de extrema importância porque, se ela estiver contaminada e for colocada no tanque de fermentação, todo o recipiente será contaminado, resultando em um grande prejuízo.

Figura 4. Culturas de leveduras contaminadas
Fonte: http://www.mundokveik.com/p/a-contaminacao-da-cerveja.html

Propósitos deste serviço

Portanto, é importante que sejam realizadas essas análises laboratoriais periódicas com o propósito de conferir a saúde da levedura, ter maior precisão na contagem celular, evitar prejuízos e controle para outras atividades.

Todas estas análises laboratoriais são realizadas pela Protos, além de muitos outros serviços de otimização de bioprocessos, assegurando grande qualidade do produto e satisfação por parte dos clientes.

Autora do texto.