A certificação de laudos laboratoriais é essencial para a atividade laboratorial e é regida por diversos agentes reguladores, como a ANVISA, Inmetro e até mesmo ABNT. Portanto, fica nítida a importância da realização desta prática pela qual os laboratórios atestam que estão dentro dos padrões estabelecidos para o exercício das atividades, atendendo a requisitos estabelecidos pelas normas que regulamentam o setor.
Ao receberem essa certificação, esses laboratórios comprovam a sua capacidade técnica gerando confiança nos médicos e pesquisadores que analisarão os resultados dos exames e dos pacientes que precisam de ordem e qualidade para serem avaliados. Dessa maneira, a certificação laboratorial pode ser um diferencial para o seu negócio ao seguir as normas e exigir um alto padrão de qualidade que influenciará no seu desempenho e na avaliação de seus clientes.
A história da certificação de laudos laboratoriais começa em 2005, quando a ANVISA cria a RDC nº 302/2005, postulando: “O laboratório clínico e o posto de coleta laboratorial devem garantir a autenticidade e a integridade do laudo emitido, para tanto a assinatura do profissional que o liberou deve ser manuscrita ou em formato digital, com utilização de processo de certificação na forma disciplinada pela Medida Provisória n.º 2.200-2/2001”.
A acreditação de laboratórios clínicos é concedida com base nos requisitos estabelecidos na norma ABNT NBR ISO 15189, sendo aplicável a laboratórios onde se realizam exames de diferentes naturezas, entre eles de materiais biológicos, microbiológicos, imunológicos, químicos, biofísicos, citológicos, patológicos, genéticos ou de outros exames, com o propósito de obter informações para o diagnóstico, gerenciamento, prevenção e tratamento de doenças e de processos biológicos em geral.
Logo, além de fortalecer sua reputação, a certificação agrega valor ao seu negócio ao otimizar processos internos e garantir conformidade com normas internacionais. Esse diferencial competitivo atrai novas parcerias, fideliza clientes e abre portas para novos mercados. A transparência e a integridade promovidas pela certificação também ajudam a minimizar erros e reduzir custos com retrabalhos, criando um ambiente de trabalho mais eficiente e produtivo.
Por fim, a certificação de laudos laboratoriais é muito mais que um requisito técnico; é um compromisso com a saúde, a inovação e o futuro do setor. Investir nesse reconhecimento significa posicionar sua empresa no topo do mercado, sendo uma escolha confiável para clientes e parceiros. Prove sua excelência, construa credibilidade e eleve seu negócio ao próximo nível com a certificação laboratorial como aliada estratégica.
Para encontrar os melhores serviços de reutilização de leveduras para até a oitava geração , contate-nos! Juntos podemos impactar a sociedade através da biotecnologia.

Referências
Ministério Da Saúde. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2005/res0302_13_10_2005.html>. Acesso em: 25 nov. 2024.
FABIOCORTESADV. RDC 30: Anvisa Exige Certificação em Laudos Laboratoriais. Disponível em: <https://www.fabiocortes.adv.br/lex-blog/rdc-30-anvisa-exige-certificacao-em-laudos-laboratoriais>.
Inmetro – Acreditação de Laboratórios de Análises Clínicas. Disponível em: <http://inmetro.gov.br/Credenciamento/acre_lab_ac.asp>. Acesso em: 25 nov. 2024.
GAMEIRO, A. Certificação laboratorial: qual sua importância e como obtê-la? Disponível em: <https://acredite.se/2020/08/17/certificacao-laboratorial/>. Acesso em: 25 nov. 2024.