Conquiste Clientes com Conteúdo Alinhado à Sua Marca

Converter seguidores em clientes, por si só, pode ser complicado, porém se torna viável quando o conteúdo produzido pela própria empresa está em conformidade com a identidade e a mensagem da marca. Em um mercado extremamente concorrido, a atração inicial dos seguidores é um bom passo inicial para fidelizar clientes. No entanto, ainda precisa-se desenvolver conexões e oferecer produtos de tal forma que os usuários se transformem em consumidores. Você gostaria de saber mais sobre como converter seguidores em clientes? Aqui estão alguns dos caminhos!

A princípio, é importante compreender de forma profunda quem faz parte do público-alvo da sua marca. Analisando detalhadamente as dores, as necessidades e os desejos desses indivíduos, sua organização aprende a gerar real impacto. À medida que esse conteúdo se alinha às expectativas do público, maior será a chance de torná-lo consumidor. 

Para isso, precisa-se ir além de informações tradicionais, como idade, gênero e localização. É necessário conhecer seus espectadores, como suas ideias, seus problemas e o que estão buscando. A partir dessas informações, é possível construir uma persona, personagens que representam o que seria o cliente perfeito para sua empresa. Na Protos Biotec Jr., por exemplo, uma de nossas personas consiste em microcervejeiros que abriram seu negócio recentemente, já que esses indivíduos normalmente possuem maior interesse em um de nossos serviços, que é o de Reutilização de Leveduras. 

Outra técnica é se utilizar do storytelling, ou seja, contar histórias para seu público, incorporando elementos de narrativa nas suas postagens, como personagens, conflitos e mensagens. Vale lembrar que esses elementos não precisam estar presentes em um único post, já que eles podem ser incorporados em uma sequência de conteúdos, resultando em uma condução do usuário em uma jornada criada pela marca.

Também é interessante que a empresa se permita realizar ofertas ou promoções. Para isso, anteriormente deve-se criar uma rotina de postagem consistente. Isso porque apostar em promoções após um longo período sem a inserção de publicações pode prejudicar a relação do perfil com os usuários. Exemplificando, no ano passado, após apropriada rotina de publicação, a Protos Biotec Jr. realizou uma promoção de “Black Friday” de 40% de desconto.

Além disso, uma forma de prospecção passiva pode ser baseada em indicações de clientes satisfeitos, em especial, quando eles compartilham suas experiências com sua empresa em redes sociais. Para avaliar o índice de consumidores que indicariam a marca, há um instrumento que apoia as decisões estratégicas da área de marketing, o Net Promoter Score ou o NPS. Essa ferramenta se utiliza de um questionário para averiguar os clientes que indicariam os serviços da marca para conhecidos. A partir desses dados, sua organização pode calibrar melhor o tratamento com o cliente.

Para concluir, além de gerenciar com excelência seu Instagram, LinkedIn e site, a Protos Biotec Jr. também oferece o serviço de Gestão de Mídias para outras empresas. Ficou interessado(a)? Entre em contato com a gente!

Referências 

ALMEIDA, J. Net promoter score: ferramenta de apoio às decisões estratégicas de marketing de serviços. Campina Grande: UEPB, 2014. 21f. Monografia (Graduação em Administração), Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.

CASTELLÃO TAVARES, Cristiano V. C; SAMPAIO, Valdeci Cira Filgueira. MARKETING DIGITAL: O PODER DE INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR UNIVERSITÁRIO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE-CE. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, ano MMXVII, Nº. 000104, fev. 2017. Disponível em: <https://semanaacademica.org.br/artigo/marketing-digital-o-poder-de-influencia-das-redes-sociais-na-decisao-de-compra-do-consumidor>. Acesso em: 30/01/2025.

CORREA, Marina. Como transformar seguidores em clientes: 12 dicas infalíveis. Blog da Bagy. Disponível em: <https://bagy.com.br/blog/como-transformar-seguidores-em-clientes/>. Acesso em: 20 jan. 2025.

LIMA, V. Z. de et al. O comprometimento e seus efeitos sobre a satisfação de clientes, a intenção em defender a marca e a intenção de recompra em serviços de ensino. Revista Gestão Universitária na América Latina – GUAL, 2018.