Exames microbiológicos são processos de extrema seriedade em pesquisa e desenvolvimento para assegurar a qualidade de insumos. Eles abordam desde a identificação de fatores que os tornam menos suscetíveis à sobrevivência e ao crescimento de fungos e bactérias e estudos relacionados à promoção de saúde. Historicamente, esses métodos tendem a ser complicados e muitas vezes exaustivos devido à sua necessidade de precisão. Diante disso, surge o método Compact Dry™ como uma alternativa para facilitar esse processo. Quer conhecer mais sobre essa tecnologia? Confira abaixo.
Desse modo o Compact Dry™ se apresenta como um método de ensaio microbiológico pronto para uso que permite uma perfeita absorção das amostras inoculadas, eliminando a necessidade da preparação e esterilização do meio. Essa tecnologia permite quantificar uma variedade de microrganismos de interesse para a indústria, apresentando uma variedade de meios de detecção específicos para Escherichia coli e coliformes, Staphylococcus aureus, Enterobacteriaceae, Listeria monocytogenes, Bacillus cereus, Salmonella, bolores e leveduras.
Além disso, de acordo com informações do fabricante, o produto possui vantagem de mercado por possuir validade de até 24 meses, podendo ser armazenado em temperatura ambiente, apresentando resultados rápidos e precisos e redução de até 90% do espaço para estocagem e incubação. Além disso, possui aprovação pela Microval, Nordval e AOAC-RI e Health Canada.
Além do mais, a técnica conta com o aplicativo exclusivo BactLab, disponível para PC, Android e iOS, que auxilia na leitura das placas do Compact Dry, no processo de contagem por imagem, no armazenamento em nuvem e na geração de relatório.

referências
ABDI, ABHIPPC, SEBRAE. GUIA DE MICROBIOLOGIA: CONTROLE MICROBIOLÓGICO NA INDÚSTRIA DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS. 1. ed. [S. l.], 2015.
COMPACT Dry: Sobre. [S. l.], 2020.