Análise de Amostras Microbiológicas Análise de Amostras Microbiológicas e BioinformáticaAnálise de Amostras Microbiológicas Análise de Amostras Microbiológicas e BioinformáticaAnálise de Amostras Microbiológicas Análise de Amostras Microbiológicas e BioinformáticaAnálise de Amostras Microbiológicas
A identificação de uma amostra em um estudo ou uma pesquisa é de suma importância para entender-se as características, mecanismos e ciclo de vida do objeto de análise para que, assim, ele seja investigado e manipulado da melhor forma possível.
Nesse contexto, destacam-se técnicas de análise microbiológica, dentre elas:
- PCR (Reação em Cadeia da Polimerase), que permite a amplificação de quantidades muito pequenas de DNA, facilitando a análise do material genético.
- Hibridização molecular, utilizada para identificar fragmentos de DNA que contenham uma determinada sequência, a qual hibridiza com uma sonda. Essa técnica permite a detecção de patógenos em estudos clínicos ou bactérias de interesse em amostras do ambiente.
Enquanto isso, no campo da bioinformática:
- Sequenciamento do genoma – utilizando técnicas diferentes, como de segunda, terceira e quarta geração -, seguido da montagem genômica aliada à ferramentas da bioinformática, permite análise detalhada de sequências de ácidos nucleicos e proteínas. Assim, facilita-se a detecção de diferentes espécies microbianas, pela busca por genes marcadores e pela realização de estudos de genética comparativa.
- Bancos de dados de metagenômicos para a identificação de sequências genéticas microbianas.
A Protos Biotec Jr. fornece os serviços de análises laboratoriais e de bioinformática na análise e sequenciamento de genoma. Ficou interessado(a)? Entre em contato conosco!

Referências
MADIGAN, M. T. et al. Microbiologia de Brock. 14 ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.