O mais aceito por estudiosos é que a Inteligência Artificial (IA) surgiu em 1943, através de Warrem Macculloch e Walter Pitts, com um projeto de neurônios artificiais, porém o primeiro a fornecer um conceito completo para a tecnologia foi Alan Turing, em seu artigo: “Computing Machinery and Intelligency”, de 1950. Com o passar dos anos, a IA passou a ser desenvolvida cada vez mais, sendo hoje usada para as mais diversas áreas – como na robótica, engenharia, sistemas visuais ou até mesmo na biologia! – incluindo o comércio, onde pode ajudar com precificações benéficas tanto para o vendedor, quanto para o comprador.
Principais métodos de precificação
Decisões referentes ao gerenciamento de preços possuem grande importância para um comércio, afinal são estas que controlam a lucratividade e a rentabilidade de uma empresa, o que faz ser necessário o uso de abordagens estratégicas para uma precificação efetiva, tendo como principais: preços baseados em custos, preços baseados na concorrência e preços baseados na percepção de valor para o cliente. Cada qual possui características específicas que as tornam ideais para cada tipo de varejo, sendo estas detalhadas na tabela abaixo feita no artigo “As estratégias de precificação e o desempenho das empresas”:

Fonte: MILAN, G. S. et al, 2016
Em poucas palavras, para uma maior lucratividade e satisfação do cliente, a empresa deve estar completamente ciente sobre o andamento de seus processos internos e do mercado externo, o que pode se tornar um trabalho demorado e caro, porém que pode ter seus problemas facilmente resolvidos pelo uso da Inteligência Artificial, tendo esta como uma ferramenta auxiliadora para qualquer um dos métodos listados acima.
Como a IA pode auxiliar no processo de precificação
Desde sua criação em 1943, a Inteligência Artificial vem se tornando uma tecnologia cada vez mais sotisficada, chegando ao ponto de servir como uma ferramenta de otimização para a precificação, por onde podem ser feitos registros, pesquisas e simulações rápidas e precisas. Antes, é necessário orientar a IA, a induzindo à fazer uma coleta de dados e a encaixando às regras do comércio, pois somente com estas informações em posse ela pode começar a realizar seu treinamento, onde aprenderá a melhor maneira de se adaptar ao comércio que foi introduzida.
Quando treinada, a Inteligência Artificial pode ser implementada ao time, realizando automaticamente trabalhos que antes poderiam demorar dias, como controlar o estoque, gerir a parte financeira, realizar coletas de satisfação da clientela, buscar tendências do mercados e muito mais! O processo de implantação também serve como treinamento para a IA, onde quanto mais utilizada, melhores e mais precisos serão seus resultados.
Exemplo prático
Em 2024, foi realizada a XII SINGEP-CIK, onde foram apresentados diversos artigos científicos, como um feito por estudantes brasileiros: “Eficiência por inteligência artificial na gestão de preços aplicada ao pequeno e médio restaurante”, nele são apresentados os principais problemas na gestão de preços em pequenos e médios restaurantes, como por exemplo a volatilidade no valor dos insumos. No início, houve uma certa resistência ao uso da tecnologia, mas quando esta foi implementada, trouxe resultados amplamente positivos na otimização de diversos processos, como ajustes dinâmicos dos preços e adaptação rápida ao mercado.
Onde posso começar uma análise para precificar meus produtos?
Ficou interessado(a), mas não sabe por onde começar? A Protos Biotec Jr. pode te ajudar! Com nossos Serviços Empresariais podemos te auxiliar nesta jornada! Contate-nos!

Referências
GOMES, D. dos S. Inteligência Artificial: Conceitos e Aplicações. Revista Olhar Científico, v. 1, n. 2, p. 234 – 246, 2010.
MILAN, G. S. et al. As estratégias de precificação e o desempenho das empresas. Revista Eletrônica de Administração, v. 84, n. 2, p. 419 – 453, 2016.
SILVA, F. F. da; SANTOS, V. M. dos; SILVA, L. A. da. Sistema de precificação para e-commerce com uso de inteligência artificial. In: Congresso Transformação Digital, 2020, 1., 2020, On-line. Anais eletrônicos Congresso de Transformação Digital. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2020. p. 2 – 8. Disponível em: https://conferencias.fgv.br/ctd/article/view/294. Acesso em: 19 jul. 2025.
TSCHAFFON, B. T. et al. Eficiência por inteligência artificial na gestão de preços aplicada ao pequeno e médio restaurante: Uma solução para a manutenção da competitividade no mercado. In: SINGEP, 12., 2024, Casablanca. Anais do XII SINGEP-CIK. Casablanca: ESCA Ecole de Management, 2024. Disponível em: https://submissao.singep.org.br/12singep/proceedings/arquivos/312.pdf. Acesso em: 19 jul. 2025.