Marketing científico para biotecnologia

Atualmente, com o crescimento das redes sociais e o fácil acesso à internet, a divulgação científica tem ganhado cada vez mais espaço, especialmente na área da biotecnologia. Informações antes restritas a ambientes acadêmicos agora circulam amplamente em plataformas digitais, tornando o conhecimento científico mais acessível ao público em geral. No entanto, essa popularização também traz desafios, como a necessidade de filtrar conteúdos confiáveis em meio à grande quantidade de dados disponíveis online. Nesse contexto, a divulgação científica se torna essencial para aproximar a sociedade das inovações e impactos da biotecnologia de forma clara, responsável e precisa.

Mas, afinal, o que realmente é a divulgação científica?

A divulgação científica é compreendida como a transmissão de informações científicas e tecnológicas por meio de diferentes estratégias e recursos com o objetivo de atingir o público geral. Ou seja, tem seu alvo em todas as pessoas que não possuem especialidade no conteúdo a ser divulgado,  pessoas que não estão inseridas no ecossistema acadêmico ou científico. Logo, materiais voltados para esta finalidade são confeccionados com uma linguagem e discurso específicos para facilitar a compreensão das informações e torná-las atrativas ao público leigo.

Dessa forma, a divulgação científica cumpre papel essencial para a democratização do acesso à informação, possibilitando, assim, o entendimento da população sobre temas que muito possivelmente impactam suas vidas. Exemplos de temas relevantes são OGMs (organismos geneticamente modificados), novos tratamentos para doenças, vacinas, mudanças climáticas, entre outros. 

Assim sendo, a divulgação científica tem grande papel na disseminação da biotecnologia, cumprindo um papel importante de diminuir a distância entre a população e a comunidade científica. Ao possibilitar a visão de que a biotecnologia está presente em diversos aspectos nas vidas das pessoas, e que a ciência é, na verdade, acessível, a divulgação científica abre portas para o crescimento da biotecnologia no Brasil.  

Porém, uma grande questão a ser levada em conta é como deixar a divulgação atrativa para o público geral. O uso de metáforas, ilustrações, infográficos e outros diversos meios de comunicação auxiliam o processo de levar a ciência para uma plano tangível na realidade da população. Além disso, geralmente o uso de termos técnicos específicos é evitado, visando facilitar ao máximo a conexão com o público, mas, ao mesmo tempo, sem perder a integridade das informações. Nesse cenário onde a informação circula em alta velocidade e a ciência precisa dialogar cada vez mais com a sociedade, e dada a importância da divulgação científica em biotecnologia, a Protos Biotec Jr.  oferece serviços em Gestão de Mídias, incluindo a elaboração de blogs e posts para redes sociais também para fins de divulgação científica. Se você deseja transformar conhecimento técnico em conteúdo acessível e impactante, conte com a Protos Biotec Jr. para dar voz à sua pesquisa e ampliar seu alcance.

Refererências

BUENO, Wilson Costa. Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituaiss. Informação & Informação[S. l.], v. 15, n. 1esp, p. 1–12, 2010. DOI: 10.5433/1981-8920.2010v15n1espp1. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585. Acesso em: 1 jun. 2025.

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS: EXPERIÊNCIAS E IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIA. Investigações em Ensino de Ciências[S. l.], v. 29, n. 2, p. 460–478, 2024. DOI: 10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p460. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3686. Acesso em: 1 jun. 2025.

LORDÊLO, Fernanda Silva; PORTO, Cristiane de Magalhães. Divulgação científica e cultura científica: conceito e aplicabilidade. Revista Ciência em Extensão, v. 8, n. 1, 30 abr. 2012.