Você já ouviu falar do hidromel? Conhece a fundo essa bebida?
Confessamos que muitos de nós não o conhecíamos antes de entrarmos para a Biotecnologia… Trata-se de uma bebida fermentada a partir do mel e da água, obtida através da transformação do açúcar em C2H5OH, o álcool. Também conhecido como vinho de mel, ele é uma das bebidas menos conhecidas e mais saborosas existentes no grande portfólio dos alcoólicos, tendo origem há milênios e sendo conhecida ao redor do mundo.
Historicamente, é uma bebida de grande amplitude cultural, tendo relatos de seu consumo desde a Grécia Antiga até os Maias, passando pelos Vikings, e muitos apreciadores da bebida o consideram o precursor das bebidas alcóolicas. Já que a fermentação é um processo que pode ocorrer de maneira natural, pressupõe-se que a água da chuva se mesclou com o mel e a partir da presença dos microrganismos corretos surgiu a chamada bebida dos deuses.
Curiosidade: na mitologia grega o hidromel era conhecido como ambrosia, a bebida consumida pelos deuses do Olimpo, e de acordo com as crenças nórdicas acredita-se que ele é fruto da mistura do sangue do deus Kvasir com a cerveja, sendo associado com a sabedoria. Por isso ele é conhecido como “bebida dos deuses”.
Agora você pode estar se perguntando “ok, mas qual é a relação do hidromel com a Biotecnologia?” Nós te explicamos! A Protos e a biotecnologia estão intimamente ligadas com os processos que envolvem seres vivos, desde seu estudo, análise e otimização. No caso, as leveduras são as responsáveis pela transformação do mel em hidromel por meio da fermentação alcoólica. Tal mecanismo é utilizado pelo organismo para produzir energia a partir de reações químicas e de quebra nos proporciona as aclamadas bebidas alcoólicas.
Assim, a partir desse processo é possível confeccionar diversos tipos de hidromel, que variam desde o período de fermentação, a levedura utilizada e o substrato. Logo, eles apresentam variações até no mel utilizado, que vai refletir a espécie de abelha e as flores das quais foram retiradas o pólen com o qual se fabrica o mel, além de outros ingredientes que podem ser adicionados para se criar um produto único. Diante disso, trouxemos aqui os estilos mais ilustres, para que você possa se familiarizar um pouco:
O Hidromel Tradicional
Esse estilo se baseia na água e no mel, de modo mais primordial, e é a base da qual todos os outros estilos dissidem. Apesar do nome, o tradicional não era o mais consumido nas civilizações ancestrais, e sua denominação está ligada à simplicidade e não à antiguidade.
Melomel
O melomel por sua vez faz uso das mais variadas frutas para incrementar o sabor da bebida. É possível trabalhar com a imaginação, já que praticamente toda fruta pode ser utilizada, desde a maçã até a uva passa. Muitas vezes também se utiliza o suco no lugar da fruta em si.
Hidromel Metheglin
O metheglin é preparado com especiarias, ervas ou temperos, podendo ser combinados variados tipos em uma única e marcante bebida. É um hidromel que pode-se consumir quente e em tempos remotos esteve até relacionado a práticas medicinais.
Além desses, existem também diversas variedades curiosas que podem ser apreciadas, incluindo o Coffee Mead, preparado com grãos de café, o Rodomel, que utiliza pétalas de rosas e o Capsicumel, que tem a pimenta malagueta como ingrediente característico.
Por fim, não poderíamos deixar de falar sobre os efeitos que a bebida dos deuses traz para o metabolismo humano, certo? Até porque não é só pelo paladar que o hidromel recebe esse nome.
Embora seja uma bebida alcoólica – e portanto não recomenda-se seu consumo em grandes quantidades, além de ser proibida para menores de 18 anos – em quantias moderadas a bebida está associada à boa saúde. Isso porque sua base é o mel e a esse ingrediente são associados uma série de benefícios, já que nele estão presentes diversas proteínas e uma série de vitaminas e minerais, além de ser um ótimo antimicrobiano natural.
Ficou interessado depois de tudo isso? A Protos vai te ensinar tudo o que você precisa saber para produzir um delicioso hidromel em sua própria casa!
Preparamos um minicurso no qual serão disponibilizados diversos conteúdos digitais, desde o conteúdo teórico biológico sobre leveduras até video-aulas práticas de como montar seu fermentador, capacitando o aluno a desenvolver sua bebida de maneira totalmente autônoma. Além disso, a Protos também disponibiliza uma receita de sorvete de hidromel como mimo para seus alunos e as aulas são totalmente online, então não perca a chance e venha conferir!
O pagamento pode ser feito no PIX, boleto, cartão de crédito ou transferência bancária e o valor é de R$24,00.
Clique aqui e inicie já a sua jornada pelo mundo do hidromel!
Autores: Tatiana Yumi Yakushiji Sueyoshi